Tempo - Daniela Araújo (transcrições)



Taí um arranjo que não se vê todo dia... bom gosto, sofisticadíssimo e pop!!! Um de meus estudos recentes tem sido transcrever os arranjos do disco Guia-me da Daniela Araújo, lançado pela Sony Music no ano passado... Recentemente publiquei no facebook uma transcrição da música De D-s, também desse álbum e muitos comentários me sugeriram a transcrição de outras canções da Daniela Aráujo, inclusive essa, Tempo...
A introdução traz uma proposta ritmica que confronta questões temporais, de subdivisões e acentuações sugerindo ambiguidades ritmicas geniais e ilustrando o próprio título da música. Talvez só a Daniela poderia nos dizer se essa intro tem a ver ou não com o título e o tema da canção. Entretanto é impossível negar que o jogo de acentuações nos levam a pensar um pouquinho sobre essa questão tao sugestiva.

Aí vai o link:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx6ZWNhcXVpbnRhbmlsaGF8Z3g6NTQxMDk5MmE3ZGJlYjQ1MA

Tentei encontrar um meio de escrever ritmicamente a intro com a unidade de tempo na semínima e acho que está bem próximo do que ouvimos, entretanto, as acentuações feitas no disco propõem uma unidade de tempo na semiclocheia o que geraria outro modo de escrever a música. Essa ambiguidade rítmica está muito presente na música erudita contemporânea. Encontrar essas propostas no repertório gospel, para mim, é muito animador... Pois essas coisas nos fazem pensar, estudar e quebrar paradigmas para chegarmos em novos lugares!
Harmonicamente temos outra aula... Na parte A uma proposta modal (o que também é inovador quando se fala de repertório gospel) com um ostinato que se repete enquanto o baixo vai mudando. Várias modulações, explorações de modos como o lídio na parte final.
Enfim, são muitas coisas que, na escuta e comparando com a transcrição são reveladas... Espero que curtam a transcrição e deixo de bônus a transcrição da música De D-s que falei no início. Tenho outras transcrições e até falaram de um songbook da Daniela Araújo... Já pensaram no que isso ia dar!!

Este é o link da música De D-s

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx6ZWNhcXVpbnRhbmlsaGF8Z3g6Mjk2NjhlYmFlNWEzOTQxMw

 
Eu estou animado em continuar as transcrições desse disco porque além de aprender muito com os arranjos , tenho sido muito abençoado pois as letras das canções são muito bem pensadas e profundas.
Um disco nota 10 porque não dá pra gente dar 11!!!!!
Bom estudo fiquem a vontade para compartilhar e comentar porque acho que vale a pena!!!
Abraços
e até a próxima...

Comentários

  1. Respostas
    1. Luiz Gustavo, obrigado pelo comentário! E concordo completamente com você...Depois se puder compartilhar o endereço do blog com seus amigos ficaria feliz, essas coisas bacanas sobre nossa música precisam ser espalhadas! Um abraço...

      Excluir
  2. Nossa sou estudante de piano e fiquei de cara quando ouvi a primeira vez. Não tava acreditando. Música modal no gospel!! Simplesmente fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Asafe...
      Obrigado pelo comentário!
      Para mim a Daniela é uma referência, e muitos nomes como ela, estão mudando a cara da música gospel para melhor. Quebrando modelos, experimentando novas sonoridades... enfim estamos na direção certa.
      Depois, se puder compartilhe o link do blog e me marque no facebook... Tem muita coisa bacana na música gospel que precisa ser divulgada!
      Abraços...

      Excluir
  3. Estava agora mesmo procurando se existia aqui na rede a partitura da "Imensurável" e encontrei teu blog. Achei muito bom seu texto e sua iniciativa. Continue! Vou compartilhar no facebook!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jordane Garrido...
      Obrigado! São palavras como as suas que me motivam a escrever mais... Quando compartilhar lá no facebook me marque lá :)

      Excluir
    2. Olá Zeca, é um excelente trabalho. Deus te abençoe. Cadê o link da partitura da música imensurável da Daniela?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Caia Fogo - Fernandinho

Me Aproximou

Cifras do DVD Até Transbordar - Gabriela Rocha