Aplicativos Android de música para músicos (parte I)

Fala galera!
Dessa vez estou com um post que tem tudo haver com esse "boom" tecnológico dos smartphones. é bom deixar claro logo de início que existe uma grande diputa entre o sistema IOS e o Android, o qual não quero me prender, pois esse não seria meu objetivo. Obviamente os aplicativos para iphone me parecem ser bem mais resolvidos quando falamos de áudio, edição e criação. Entretanto, tenho me deparado com alguns aplicativos android que estão me surpreendendo, denotando assim, que os desenvolvedores estão trabalhando com seriedade sobre o assunto. Assim, não quero comparar o Android com o IOS, mas apresentar aplicativos interessantes da plataforma Android que podem ser usados até com fins profissionais, que é o meu caso.
Nós encontramos uma série de instrumentos virtuais que  pecam,  e muito, quando a questão é latência, por isso, vocês não vão encontrar um violão, ou um set de bateria, um piano, ou apps dessa natureza. Acho que a música é uma arte temporal, acontece durante o tempo e portanto, qualquer tipo de atraso é algo muito desconfortável. Talvez esse seja o ponto negativo dos apps android..
Outra premissa de minha busca foi encontrar aplicativos gratuitos com a qualidade. Muitos dos que vou apresentar possuem versões pagas, mas eu testei e uso as versões gratuitas. Logo, se vocês não curtirem não perderão dinheiro, e se gostarem, invistam em uma versão paga do aplicativo. Mas já deixo aqui, eu uso as versões gratuitas e tudo "em casa"...

Então o que encontrei que me motivou escrever esse post? Eu separei 10 aplicativos super bacanas, com uma usabilidade bem razoável. Mas vou dividir esse post em duas partes apresentando cinco apps e depois postarei os outros. Para esse vai a sugestão de um player poderoso com um pack de equalização com 10 bandas, um amplificador de mp3, um aplicativo modificador de velocidades e um gravador. Para finalizar, um instrumento virtual que me fez mudar a ideia sobre esses apps android.
Então vamos lá...

1. PlayerPro Music Player Trial

Link para download no Play Store:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tbig.playerprotrial

 Esse player executa meus arquivos em mp3 e wave com um desempenho bem razoável. Se você baixar o PlayerPro DSP Pack (também gratuito), você ganha uma espécie de plugin para seu player. Um equalizador de 10 bandas, vários presets que são ajustáveis, bass boost, um controle de volume deslizante em dois formatos, um poteciômetro de girar e outro deslizante. Ambos de fácil acesso na tela! Algo que me chamou a atenção, pois eu uso esse player para disparar alguns samplers, e as vezes o controle de volume de tablets ficam na lateral dificultando o controle do volume quando você está tocando. Assim, você tem um player, com usabilidade, recursos de equalização que não encontrei em nenhum outro player até agora.
Você ainda pode baixar umas capas mudando a cor do player permitindo uma grande variabilidade de aparências. Ponto esse que a android está bem a frente do IOS: Quesito personalização do seus aplicativos...
Recomendado!

2. Amplificador de mp3

Link para download no Play Store:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tmarki.mp3amplifier

As vezes tive o problema do batera me pedir mais volume no click do sampler na hora do show. Mas o meu tablet já estava no máximo de volume. Esse pequeno aplicativo resolveu meu problema!! Com ele amplifiquei meus arquivos em mp3... O desenvolvedor diz que ele amplifica em até 8x o volume, mas lembremos que esse tipo de ação vai gerar um arquivo com distroção, então, utilize até no máximo 3x (mas que já dá outra pressão no arquivo). O aplicativo gera novos arquivos em mp3 amplificados que você pode salvar na pasta que você quiser. Te dou uma dica: nunca delete os arquivos originais!!! Pois se você precisar gerar novos arquivos amplificados (com uma taxa mais alta ou mai baixa de amplificação, você terá os arquivos originais)
Mas não tive mais problemas com volume de clicks nos shows...

3 Audio Speed Changer (ASC)

Link para download no Play Store

https://play.google.com/store/apps/details?id=gabriel.audioslower.lite

Quantas vezes nos deparamos com solos tão rápidos que não dá pra tirar de ouvido tão facilmente. Nesse momento as vezes vem aquele pensamento: "se o cara fizesse só um pouquinho mais devagar..." Pois é exatamente o que esse aplicativo faz, ele carrega seu arquivo em wav. ou mp3 e modifica a velocidade sem alterar a qualidade sonora. a versão paga ainda tem a opção mudar a afinação. Mas pra quem quer tirar aqueles solos "voados" essa ferramenta pode ajudar e muito quando você se esbarra com aquela frase! Muito melhor que o plugin do windows midia player que também faz isso, mas sem permitir alterar a taxa de compasso e arruinando a qualidade do áudio. Ferramenta indispensável para quem gosta de tirar solos e arranjos na íntegra.
Um de meus favoritos...

4. RecForge - Old Icon Pack

Link para download na Play Store

https://play.google.com/store/apps/details?id=dje073.android.audiorecorder.skin.old

As vezes precisamos gravar uma ideia, uma intro, ou mesmo um ensaio. Antigamente, o que rolava eram aquelas fitas cassete que já salvaram muita gente. Depois veio essa onda dos mp3 players que com gravador de voz. Agora tudo pode estar em seu smartphone. Esse gravador em sua versão free permite gravar sem limitação de tempo (no formato wav.) e com pausas (em ogg. e mp3). Com um controle de volume de entrada de sinal que varia de -20dB a +20dB. Além disso converte suas gravações que estão no formato wav. em mp3. Você pode ainda mudar a velocidade alterando a afinação da gravação, selecionar trachos para recorte, salvar ou compartilhar direto no aplicativo na rede em sites como google drive, dropbox, entre outros. é importante ressaltar que a versão paga tem todas as ferramentas da versão free, a única diferença é que a versão paga você pode gravar em mp3 e ogg sem aquelas pausas a cada 3 minutos. A versão free você só grava em wave sem essas pausas. Mas se você tem memória para fazer a gravação, depois é só fazer um backup e tudo certo. é um gravador diferenciado, e com recursos muito bacanas. Ressalto aqui a ferramenta de visualização do gráfico da gravação de áudio que te permite fazer os recortes e edições.
Vale a pena baixar...


5. NodeBeat Special



Quando escrevi o post esse aplicativo era gratuito. Mas verifiquei que a versão free não está mais disponível,  mas vale cada centavo (R$ 4,08)
Link para download no Play Store:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AffinityBlue.NodeBeat


 Esse instrumento virtual eu curti demais. Testando esse aplicativo fiquei surpreso com suas possibilidades. Ele abre um sistema na tela de seu celular ou tablet android com um gerador de até quatro tipo de ondas diferentes, POLIFÔNICO, com até 20 tipos de escalas (a citar: maior, blues, pentatônica, cromática, egípcia, húngara, e outras). Além disso, trabalha nas doze tonalidades, com edição das ondas em parâmetros, como attack, delay, release e echo. Como se ainda não bastasse muda as regiões de oitavas que estão disponíveis na sua tela.



E quer ainda mais??? Você pode montar loops com todas essas ferramentas com variação de beats que podem variar de 50 bpm a 150 bpm e com variações das unidades de tempo na semicolcheia, colcheia, semínima e mínima. E pra fechar: Ainda grava suas criações e performances. Vem com alguns presets que podem ser editados e salvos em uma pasta que o aplicativo cria em sua pasta músicas de seu aparelho.
Sinceramente, coisa de músico!!! Duvido que o desenvolvedor não tenha grandes conhecimentos de música para pensar em algo tão interessante, coerente musicalmente e com resultados sonoros tão agradáveis. Como qualquer instrumento musical, exige treino e tempo de estudo para desenvolver ideias bacanas.
Mas sem dúvida é um aplicativo que no mínimo vale a pena baixar para experimentar. A latência é muito pequena sendo algo aceitável e que com treino se pode contornar.
Eu simplesmente dou nota 10 porque não dá pra dar 11!!!

Enfim galera...
Pra quem conseguiu chegar até aqui kkkk pois esse post ficou grande!!!
Se quiserem deixar comentários, sugestões de aplicativos para serem testados estou a disposição.
Aguardem a segunda parte desse post.

Abçs e até...

Comentários

  1. Bom post. Vc usa seu tablet android para controlar volume do retorno para os músicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson! Obrigado pelo comentário. Embora existam alguns aplicativos que me permitam a utilização de tal recusros, isso dependeria de que os locais também tivessem equipamentos compatíveis com esta tecnologia,o que de fato nem sempre é possível. Eu costuma utilizar o meu tablet, para disparar samplers que estã em wave ou Mp3 com um bounce em L e R onde o click fica de um lado para os fones e o outro com o sampler que vai para o PA. E utilizo também instrumentos ao vivo, como o Node Beat ou o Morphwiz. Isto no palco, mas para tirar repertório, registros de áudio utilizo alguns destes qe estão no post.
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Caia Fogo - Fernandinho

Me Aproximou

Cifras do DVD Até Transbordar - Gabriela Rocha