THEs Um passo em direção à Universidade

Olá a todos!
É muito comum encontrar pessoas com dúvidas sobre os Testes de Habilidades Específicas para o ingresso nos Cursos de Nível Superior das Universidades no Brasil. Recentemente conversando com uma amiga do Paraná sobre o assunto tive a ideia de desenvolver um post sobre alguns aspectos dessas provas.
Bem essa questão se desdobra em um universo de variáveis, e seria impossível esgota-la nesse post... Mas posso compartilhar com vocês algumas de minhas experiências sobre meu THE para a UFRJ, e apresentar alumas possibilidades de estudo para quem está a fim de tentar um Curso superior de Música.

Primeiramente é importante deixar claro que os dois principais braços da área de música nas universidades são o Bacharelado (em seu instrumento específico: canto, piano, fagote, ou regência e composição) ou Licenciatura em Música. Essa dicotomia aqui traz informações importantes, no Bacharelado geralmente você tem um repertório erudito de confronto, o qual todos os candidatos deverão tocar...
Já na Licenciatura, as vezes, as peças são de livre escolha, e o estilo é um pouco mais livre, podendo tocar até mesmo algo do âmbito popular, como foi comigo no ano que entrei, toquei duas músicas populares, os arranjos estavam escrito, mas não faziam parte do repertório erudito.
Uso o termo erudito aqui, para referi-me à música de concerto (não necessariamente clássica, pois dizer que Bach é música clássica pode ser um equívoco, pois esse compositor geralmente está agrupado entre os compositores de música Barroca...) Mas isso dá muitas discussões!

Voltemos...

Então é preciso ficar ligado nos editais para verificarem quais são as exigências da prova instumental... Outra dúvida é justamente sobre as provas teóricas... é muito difícil definir como é a prova escrita, porque cada curso tem abordagens distintas, e generalizar aqui, talvez seria por armadilhas no caminho de vocês.

Busquei algumas provas da UFG, UFPR, UECE e UFSJ para vocês terem uma ideia de como são organizadas as provas, mas se compararem as três verão coisas comuns entre elas e aspectos específicos que são inerentes a cada Universidade. Os links são esses abaixo:



https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx6ZWNhcXVpbnRhbmlsaGF8Z3g6MWUwZDBhNGI1NzM5NzgyNw&pli=1

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx6ZWNhcXVpbnRhbmlsaGF8Z3g6MzdiMjUyMzNjNzljMTZmMw


https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx6ZWNhcXVpbnRhbmlsaGF8Z3g6NWRlOGNiNTc2ZWZiMGIwNw


https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx6ZWNhcXVpbnRhbmlsaGF8Z3g6NTdhZGQ2YjMzODAxMzNkOQ


https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx6ZWNhcXVpbnRhbmlsaGF8Z3g6MTc0MmM0OTU5ZGY3MmFkMg


Ainda temos os famosos solfejos e ditados, às vezes leituras métricas e rítmicas. Bem nesse caso, geralmente encontraremos nas provas uma melodia de, em média, 8 a 12 compassos, as quais podem estar no modo maior tonal ou modo menor (nas três formas, natural ou primitiva, harmônica ou menor tonal e melódica), ritmicamente, as divisões são até divisão de quartos de tempos, se em compassos simples e em compostos até sextos da unidade.
Recomendo um livro muito bacana Music For Sight Singing de Robert W. Ottman. é um livro de solfejos elaborado a partir de trechos de músicas de diversas partes do mundo, e organizado por conteúdos sobre as questões rítmicas e melódicas. Mas para quem não solfeja nada ainda, talvez o Livro de solfejo de Bohumill Med seja um bom ponto de partida. Nesse livro ele organiza os intervalos partindo da tríade e os movimentos melódicos entre essas notas.
 Os ditados acompanham o nível dos solfejos... São ditado de intervalos e de uma melodia, e também são um desafio para os ingressantes. Os critérios de avaliação também variam de curso para curso... Mas no geral, são contabilizados pontos por cada área de acerto (Tonalidade, compasso, ritmica, e as alturas). Se você acertar tudo tem pontuação máxima, se errar uma altura, mas acertar a ritmica, as vezes é considerado... Ou seja escreva tudo que ouvir, mesmo que seja apenas a ritmica... Eles querem saber o que ouviu, se você ouviu só a ritmica escreva o que ouviu!
Claro que isso diminui suas chances na concorrência e o ideal é  você dar conta da parte melódica também. Mas não deixe o ditado te bloquear...
Vou sugerir duas formas de estudar para encarar os ditados. A primeira são softwares  de treinamento auditivo que tocam melodias, intervalos, trechinhos melódicos para você. a vantagem é que você pode repertir quantas vezes precisar, e em alguns você pode ainda escolher o andamento. Os softwares de que falo, já os usei e são o Auralia, Earope, Ear Training, mas há alguns em versões free.
DICA:  Tente memorizar a melodia antes de escrever. MEMÓRIA É TUDO NO DITADO.
Outro modo de estudar os ditados é tentar escrever melodias conhecidas, que as alturas já estão na sua memória. Obviamente esse tipo de exercício requer uma prática anterior, mas é um excelente treinamento para essas provas.
Bem como disse no início esse assunto é muito extenso. Mas espero ter acionado alguns aspectos para a reflexão sobre o assunto e tirado algumas dúvidas.
Me ponho a disposição para responder outras questões e até desenvolver novos posts sobre o assunto.
Abçs!
Até a próxima...

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